Informações Práticas

População

A Europa tem um total de 51 países se levarmos em conta a parte oriental do continente expandido na sua esfera de influência. A população européia em geral é de 850 milhões, incluindo 505 milhões apenas na União Europeia (UE).

MOEDAS

O Euro é utilizado nos 17 países da EU: Alemanha, Áustria, Bélgica, Chipre, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Malta, Holanda, Portugal, Eslováquia e Eslovênia. Outros países também adotam o euro: Andorra, Mônaco, San Marino e a cidade do Vaticano.

Fora da zona do euro, diferentes moedas nacionais são utilizadas: A Libra Esterlina na Grã Bretanha; O Franco suíço na Suíça; A Coroa dinamarquesa na Dinamarca; O Florim na Hungria; O Rublo na Rússia e A Libra turca na Turquia.

Religiões

As religiões católica, ortodoxa e protestante são predominantes na Europa, ao lado do judaísmo e islamismo.

Clima

O ritmo das estações do ano na Europa é o oposto do Brasil: Quando é o inverno no Brasil, é verão na Europa e vice-versa.

As estações do ano são bastante distintas nesse continente. No centro e no norte da Europa, o inverno pode ser rigoroso, com temperaturas negativas, mas os territórios do sul da Europa também podem apresentar quedas de temperatura severas no inverno. Em contrapartida, o verão é geralmente muito quente (+ de 35°C) no sul, enquanto o norte da Europa apresenta uma tendência semelhante, porém com temperaturas mais baixas e um período estival mais curto, de junho até setembro.

Fuso Horário

Portugal e o Reino Unido: + 3 horas no inverno e + 4 horas no verão referente ao horário de Brasília.
Da Espanha até a Polônia: + 5 horas no inverno e + 6 horas no verão referente ao horário de Brasília.

Água Potável

A água é potável em grande parte dos países europeus, contudo, aconselhamos comprar garrafas de água mineral.

Corrente Elétrica

Geralmente a tensão da rede é de 220 à 240 volts. Um adaptador para as tomadas elétricas usadas no Brasil, pode ser útil em países como Suíça ou Reino Unido. Na grande maioria dos hotéis é possível tomar emprestado um adaptador.

Formalidades

Todos os cidadãos brasileiros devem ter um passaporte emitido há menos de 10 anos e válido por pelo menos três meses após a data de retorno. A estadia turística é permitida por um período máximo de três meses. Dentro da UE, uma série de países formam o Espaço Schengen. Para entrar no espaço Schengen são exigidos os seguintes documentos:

  • Uma reserva de hotel ou uma carta escrita por um residente europeu, convidando-o a se hospedar em sua casa.
  • Um bilhete de avião de ida e volta.
  • Dinheiro em espécie para toda a duração da estadia, estimado em cerca de 100 euros por dia ou um cartão de crédito com a prova do montante coberto pelo cartão.
  • Um seguro saúde, para uso em caso de doença ou de acidente, com uma cobertura mínima de 30.000 euros.

Os países que não fazem parte do Espaço Schengen, como por exemplo, o Reino Unido, ou países que não sejam membros da UE como a Suíça, podem aplicar disposições diferentes. Verifique os requisitos necessários com as respectivas embaixadas antes da data da sua viagem para esses países.

Como se Vestir

Dependendo da época, é necessário adaptar o conteúdo da sua bagagem sem negligenciar uma eventual queda de temperatura que pode ocorrer mesmo no verão. Uma capa de chuva pode vir a ser bem útil, bem como um bom casaco de lã.

A Bagagem Embarcada e Bagagem de Mão

Para ser autorizado na cabine, os produtos líquidos como bebidas, creme dental ou cosméticos (cremes, loções ou gel) devem estar dentro de um saco plástico transparente. Nenhum recipiente pode conter mais de 100 ml, contudo, esse limite não se aplica aos remédios nem alimentos para bebês. Além disso, objetos cortantes, que podem ser utilizados como armas, não são autorizados a bordo, devem ser embarcadas.

Saúde

Nenhuma vacina é obrigatória para entrar no território europeu. Aconselhamos levar os medicamentos com suas devidas prescrições e em pequenas quantidades. Em caso de necessidade, as inúmeras farmácias e médicos poderão auxiliar.

Telefone

Para telefonar para o Brasil da Europa, é necessário compor o 0055 + código da cidade sem o zero + número de telefone.

Número de Urgência

O número 112 é o número único para todas as urgências na Europa e que você pode chamar gratuitamente a partir de um telefone fixo ou celular, em qualquer ponto da UE. Este número o colocará em comunicação direta com os serviços de emergência: a polícia, os bombeiros ou uma ambulância.